SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA

HOSPITAL GERAL PRADO VALADARES

 

16 de abril de 2011

 

Central de Material Esterilizado do HGPV ganha autoclave de barreira

 

 

Entrou em funcionamento ontem 15, a primeira autoclave tipo barreira do Hospital Geral Prado Valadares em Jequié. O equipamento é microprocessado com sistema completo de operação, o que proporciona maior flexibilidade na programação e rastreabilidade do processo de esterilização.

A coordenadora de enfermagem do Centro Cirúrgico e Central de Material Esterilizado - CME, Marla Cafezeiro, disse estar muito feliz, uma vez que o equipamento é de última geração, com uma capacidade bem maior do que as outras autoclaves existentes. “Sem dúvida alguma irá contribuir bastante, visto que o tempo que levávamos para esterilizar uma grande quantidade de materiais será praticamente reduzido pela metade e teremos uma melhor agilidade na produção e distribuição dos materiais, mais uma vez quem ganha é a população”, conclui.

De acordo com o diretor do HGPV, Gilmar Vasconcelos, a demanda de procedimentos cirúrgicos do HGPV aumentou consideravelmente nos últimos anos e depois da reforma da Central de Material Esterilizado foi possível instalar esse equipamento de grande porte, equipado com duas portas automáticas deslizantes e câmara interna de 360 litros, a qual possibilita uma produção de material esterilizado bem maior e mais confiável.

Dois técnicos enviados pelo fabricante passaram quatro dias instalando o equipamento, testando e dando treinamento à equipe da CME.