# Instituição
# Quem Somos
# Ensino
# Pesquisa
# Licitações
# Cursos e Eventos
# Publicações
# Imprensa
# Sites de Interesse
# Informações Úteis

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

> Início

Comitê Hospitalar de Prevenção da Morte Materna, Infantil e Perinatal

Está em gestação há algum tempo a implantação do Comitê Hospitalar de Prevenção da Morte Materna, Infantil e Perinatal do HGPV. Um passo importante foi dado hoje (25/03/08) com a realização do Seminário de sensibilização dos profissionais e outras instituições de interesse para a implantação do Comitê.

O diretor apresentou a "Organização dos serviços" informando sobre a estrutura física, de Recursos Humanos e apontou as perspectivas para o ano em curso. Em seguida, o médico obstetra Valdir Costa falou sobre "Assistência Obstétrica" prestada no HGPV tendo levantado a necessidade de um Centro Obstétrico e uma UTI Neonatal. "Depois que se colocou dois obstetras reduziu significativamente as asfixias perinatais" ponderou o Dr. Valdir Costa.

A "Assistência neonatal" foi o tema da palestra da médica Idália do Eirado Almeida, a qual também fez uma explanação acerca da assistência no Hospital, mencionou a necessidade de médicos Neonatologistas ou Pediatras para acompanhar os partos. "Há um tempo atrás 40 a 45% dos bebês que davam entrada no Berçário do HGPV eram asfixiados" lembra a Drª. Idália referindo que este índice reduziu bastante após a contratação de mais obstetras e anestesiologistas. "Apesar das dificuldades é um serviço que funciona", conclui.

No "Relato de Experiência", da professora Ninalva de Andrade Santos, membro do Comitê Estadual de Mortalidade Materna, foi apresentada a situação da mortalidade materna no Brasil e na região de Jequié com dados de 1995 a 2001, período de sua atuação no Comitê Regional da 13ª DIRES. A Professora salientou a importância de formar um comitê orgânico, com membros que possam colaborar tecnicamente.

A atuação da Pastoral da Criança também foi abordada durante o seminário, com a participação da Irmã Maria Luisa Mota da Silva, a qual fez uma retrospectiva histórica sobre as diversas reuniões preliminares que culminou com a decisão de formar o Comitê.

Após isto o Diretor Gilmar Vasconcelos na condição de debatedor fez algumas ponderações e esclarecimentos acerca das falas dos palestrantes e cedeu a palavra à plenária que participou ativamente da discussão, tendo ficado marcada uma reunião com uma comissão que discutirá a composição do Comitê Hospitalar do HGPV.

ATRIBUIÇÕES DO COMITÊ HOSPITALAR

De acordo com o Manual do Ministério da Saúde o Comitê Hospitalar terá as seguintes atribuições:

  • Investigar os óbitos maternos, infantis e fetais segundo critérios estabelecidos pelo Comitê Nacional/Estadual/Regional e de acordo com a realidade e interesse local, assumido com uma responsabilidade institucional cotidiana.

  • Promover a integração com os Comitês Municipal/Regional, para a troca de informações e análise dos casos, de maneira a contribuir para o adequado funcionamento da investigação de óbitos no nível local.

  • Divulgar sistematicamente os resultados, com elaboração de material específico (relatório/boletim periódico), para sensibilização dos profissionais.

  • Promover e estimular a qualificação das informações sobre mortalidade, com a ampliação da cobertura do sistema de informação e melhoria dos registros na DO e registros de atendimento no âmbito de cada estabelecimento.

  • Avaliar periodicamente os principais problemas observados no estudo dos óbitos, para identificação das medidas necessárias de intervenção no âmbito interno do hospital bem como da rede de assistência de saúde no nível local, para a redução da mortalidade materna, infantil e perinatal.

Em 01/07/08 ocorreu reunião para tratar da proposta de composição do Comitê Hospitalar de Prevenção da Morte Materna, Infantil e Perinatal do Hospital Geral Prado Valadares com a presença do Médico Obstetra Valdir Costa, da Médica Neonatologista Idália do Eirado, da Médica Pediatra Fernanda Dala Costa, da Enfermeira da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Professora Ninalva Santos e da Enfermeira Coordenadora de Enfermagem do HGPV Linalva Oliveira além do Diretor Geral do Hospital Gilmar Vasconcelos. Na reunião ficou decidido que deverá ser solicitado do CREMEB a homologação de um dos três médicos para representar o Órgão de Classe da Categoria e a Coordenadora de Enfermagem por ser responsável técnica da Unidade solicitará homologação do Coren para representar o Órgão de Classe da Categoria. A Composição do Comitê ficou formulada com as seguintes representações: um Enfermeiro da Assistência Obstétrica, um Médico Obstetra, um Médico Neonatologista, um Médico Pediatra, um Enfermeiro do Coren, um Enfermeiro da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia com trabalho relevante na área de Saúde da Mulher, um Enfermeiro da Faculdade de Tecnologia e Ciência com afinidade e formação na área de Saúde da Mulher ou Criança e um representante da Pastoral da Criança. As reuniões focaram marcadas para as primeiras segundas-feiras de cada mês e a próxima reunião ocorrerá em 04/08/08, quando o comitê já designado através de portaria do Hospital publicada em Diário Oficial já deverá ter ocorrido e será dada posse aos membros e discutirá legislação pertinente e regimento interno.

-------------------------------------------------------------------------------------

"Parto realizado" hoje 04/08/08: Empossado o Comitê Hospitalar de Prevenção da Morte Materna, Infantil e Perinatal do Hospital Geral Prado Valadares.

Em solenidade realizada na tarde de hoje (4), foram empossados os membros do Comitê Hospitalar de Prevenção da Morte Materna, Infantil e Perinatal do Hospital Geral Prado Valadares, unidade da rede estadual de saúde localizada em Jequié. O comitê, segundo Gilmar Vasconcelos, diretor do HGPV, investigará os óbitos maternos, infantis e fetais de forma integrada com os comitês municipal e regional e avaliará periodicamente os principais problemas observados no estudo dos óbitos, para a identificação das medidas de intervenção necessárias no âmbito do hospital, bem como da rede de assistência de saúde no nível local, visando a redução dos índices de mortalidade.

Ainda conforme Vasconcelos, a criação do comitê é resultado de discussões coletivas iniciadas desde 2006, quando a situação de déficit da assistência ao parto na unidade foi pauta da Assembléia Legislativa do Estado e deputados cobravam ações governamentais para a redução dos óbitos de recém-nascidos e das asfixias perinatais, que acometiam em torno de 30% dos nascidos. "Atualmente esse índice reduziu bastante e o papel da comitê é contribuir para diminuir ainda mais", pontuou o diretor do HGPV, informando ainda que além da contratação de mais profissionais, tem adquirido mais equipamentos para a área de neonatologia, a exemplo de berços aquecidos (cinco), incubadora de transporte (uma) e materiais de consumo específicos à área neonatal.

Outra ação mencionada pelo diretor do hospital foi a realização de um curso de assistência neonatal, voltado para os auxiliares e técnicos de enfermagem do setor de neonatologia, ministrado pela médica neonatologista Idália do Eirado Almeida, juntamente com a coordenadora do berçário, a enfermeira Maria Cafezeiro. "Também estamos em processo de negociação com médicos do município e de toda a região, para implantar o serviço de acompanhamento do trabalho de parto pelo pediatra ou neonatologista na unidade, o que certamente proporcionará melhor qualidade à assistência ao parto e ao nascimento", conclui o diretor do HGPV.

O comitê, criado através de portaria do último dia 7 de julho, é composto pelos seguintes profissionais:

Braulio José Ferreira Neto – representante do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do HGPV;

Claudia Maria Tetê da Silva - representante da área da Enfermagem Obstétrica do HGPV;

Eliane Fonseca Linhares - representante da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia;

Liane Oliveira Souza Gomes - representante do Conselho Regional de Enfermagem;

Lyana de Almeida Amazonas - representante da área médica Pediátrica;

Valdir Costa - representante da área médica Obstétrica;

Veraluci Gomes Santos Benevides - representante da Pastoral da Criança.

 

Portaria nº 033/2011-HGPV de 18 de julho de 2011 - Altera composição do Comitê Hospitalar de Prevenção da Morte Materna, Infantil e Perinatal do Hospital Geral Prado Valadares e dá outras providências.

-------------------------------------------------------------------------------------

Documentos:

Portaria HGPV 024/2008 de 07 de julho de 2008 - Cria o Comitê Hospitalar de Prevenção da Morte Materna, Infantil e Perinatal do Hospital Geral Prado Valadares (HGPV) e dá outras providências.

Manual dos Comitês de Mortalidade Materna - 2ª ed. 2002

Manual dos Comitês de Mortalidade Materna - 3ª ed. 2007

Manual dos Comitês de Prevenção do Óbito Infantil e Fetal - 1ª ed. 2004

 

Rua São Cristóvão, s/n - Centro - 45.203-110 / Jequié - Bahia

jequie.hgpv@gmail.com  Fone: 73 3528-7100    FAX 73 3525-6357
Copyright © 2015. All rights reserved