# Instituição
# Quem Somos
# Ensino
# Pesquisa
# Licitações
# Cursos e Eventos
# Publicações
# Imprensa
# Sites de Interesse
# Informações Úteis

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

> Início

Instituição

O Hospital Geral Prado Valadares tem seu nome em homenagem ao médico patologista e professor de História da Arte, o baiano Clarival do Prado Valladares.

Biografia
Clarival do Prado Valladares nasceu na cidade de Salvador em 26 de setembro de 1918, filho de Antônio do Prado Valladares e Clarice Santos Silva Valladares.
Bem jovem foi estudar no Recife, onde fez o curso médio e parte do curso superior de Medicina. Naquela cidade, em contato com a escola de Joaquim Cardozo e com o grupo de Gilberto Freyre, sistematizou sua vocação para estudos de natureza social e, a partir daí, para análise das manifestações artísticas que são sua objetivação plástica.
Com a morte de seu pai, em 1938, voltou para a Bahia, diplomando-se pela Faculdade de Medicina em 1941. Nesse mesmo ano, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde viveu grande parte de sua vida.
Defendeu tese de doutoramento na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 1952, e fez curso de pós-graduação em Patologia na Harvard University e de Biologia no Massachusetts Institute of Technology (MIT), ambos em Boston, Massachusetts.
De volta ao Brasil em 1956, tornou-se docente, por concurso, de Anatomia Patológica na UFBA. Em 1962 foi indicado pela congregação da Escola de Belas Artes da mesma universidade para o ensino de História da Arte. Um ano após, transferiu-se pela segunda vez para o Rio de Janeiro, onde viveu até 1983, ano de seu falecimento.
Clarival do Prado Valladares é considerado um dos nomes de maior respeitabilidade na historiografia e crítica de arte no Brasil, e dentre suas principais obras destacam-se:
Arte e Sociedade nos Cemitérios Brasileiros - 2 vols.; Nordeste Histórico e Monumental - 4 vols.; Aspectos da Arte Religiosa no Brasil - Bahia, Pernambuco e Paraíba; Rio Barroco; Rio Neoclássico; Artesanato Brasileiro; Riscadores de Milagres; Presciliano Silva; Alberto Valença; Lula Cardoso Ayres; Albert Eckout e The Impact of African Culture on Brazil.


 

Fotos: Acervo HGPV


Rua São Cristóvão, s/n - Centro - 45.203-110 / Jequié - Bahia

jequie.hgpv@gmail.com  Fone: 73 3528-7100    FAX 73 3525-6357
Copyright © 2015. All rights reserved